Prato Saudável- Universidade de Harvard
O “Prato da Alimentação Saudável” (Healthy Eating Plate) é um guia visual elaborado para orientar melhor a escolha dos alimentos pelos americanos, conhecidos pela dieta rica em gordura e alto grau de sobrepeso e obesidade entre adultos e crianças. O estudo é dos especialistas em nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH), que incluem as frutas e os vegetais com os grãos integrais.
A iniciativa é parecida com a do “MyPlate”, lançada pelo governo dos Estados Unidos na metade do ano, mas criticada pelos especialistas de Harvard. “Infelizmente, assim como a antiga Pirâmide do Departamento de Agricultura Americano, o “MyPlate” mistura ciência com a influência de poderosos interesses de agricultores, o que não é a receita para uma alimentação saudável”, disse Walter Willett, professor de Epidemiologia e Nutrição e chefe do Departamento de Nutrição da HSPH.
O modelo do “Prato Saudável” de Harvard inova ao colocar os grãos integrais no prato, algo que o “MyPlate” não havia feito. A orientação é escolher os integrais porque os refinados agem como açúcar no corpo e podem aumentar o risco de doenças cardíacas e de diabetes tipo 2.
Sobre as frutas e vegetais, o guia recomenda variedade e inclusão diária no cardápio, com ressalvas à batata, devido à alta concentração de amido. Das proteínas, constam no prato os peixes, aves, feijão e nozes, com limitação à carne vermelha e à carne processada. Por fim, entram no prato os óleos saudáveis como o de oliva e o de canola – que reduzem o colesterol ruim e são bons para o coração.
Vamos praticar?????

Comentários
Postar um comentário